Viajar entre amigos é ótimo, com a família também. Mas você já considerou embarcar num ônibus e encarar uma viagem com a sua própria companhia? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, embarcar em uma viagem sozinho não é uma experiência solitária, pelo contrário, pode ser uma oportunidade incrível para ter a companhia da pessoa que mais importa na sua vida: você! Também é uma oportunidade para ficar para conhecer novas pessoas, atitude que raramente fazemos quando estamos na zona de conforto entre amigos.
Se você ainda não está se convenceu de que cair numa viagem sozinho ou sozinha é uma boa ideia, separamos 4 motivos para você fazer sua próxima viagem só com a sua companhia.
1. Você pode praticar a solitude
É possível estar sozinho, se sentir bem e se divertir ao mesmo tempo. E é sobre isso que se tratar a famosa “solitude”, termo utilizado para o estado de querer estar só e aproveitar isso. Viajar sozinho para um lugar legal pode ser uma ótima oportunidade para você praticar esse estado de forma intensa, e depois levar a a experiência para outros aspectos da vida cotidiana. Se as viagens com amigos já têm um poder transformador, uma viagem sozinho tem mais ainda.
2. Você não precisa alinhar expectativa, horários e nem roteiro com ninguém
O que você faria se pudesse tomar decisões sem se preocupar com as vontades de ninguém além das suas?
Viajar com alguém é tomar decisões em conjunto, mas o fato é que nem sempre as decisões tomadas são 100% boas pra você. Esse é um problema que quem viaja sozinho passa longe. Uma das melhores partes em viajar sozinho é poder tomar decisões baseadas 100% nas suas vontades sem se preocupar se a pessoa que vai estar junto com você vai gostar ou não. Independência é tudo!
3. É um processo de autoconhecimento
Mesmo que você não saia em uma jornada épica típica de Elizabeth Gilbert, a autora do best seller “Comer, Rezar e Amar”, uma viagem sozinho é uma grande oportunidade de praticar o autoconhecimento. Sabe quando você tá conhecendo alguém novo (ou por outra perspectiva) e enche essa pessoa de perguntas? Viajar sozinho é uma oportunidade pra fazer isso, mas a pessoa nova é você. Se faça essa perguntas e aproveite a viagem para se conhecer. Segue algumas perguntas para se fazer ao longo do passeio:
- O que eu mais gosto de fazer?
- O que eu faria se não tivesse ninguém me olhando?
- O que eu tenho de melhor?
- Já que eu sou a pessoa que passou mais tempo comigo mesmo, como eu faço para me divertir?
4. Você conhece pessoas novas
Não é porque você decidiu viajar sozinho que você passará todo o tempo da viagem assim. Pelo contrário, quando você não tem alguém com intimidade ao lado, a tendência é que você saia da zona de conforto de crie laços com pessoas desconhecidas, e quem sabe nessa situação você não conhece alguém super legal?
Viu? Viajar sozinho é mais que divertido e pode ser uma jornada de autoconhecimento, de só cuidar das próprias expectativas, de curtir a solitude e mais: poder conhecer pessoas novas.
Você já teve essa experiência? Conta pra gente nos comentários como foi e qual para onde você viajou. Se você nunca teve essa experiência, conta pra gente pra onde iria.
2 comentários
Tive essa experiência este ano, depois de muitos anos planejando, e se evitando na hora H. Embarquei numa viagem para Chapada Diamantina sozinha, e foi a melhor experiência da minha vida. Super recomendo!
Cláudia, que coragem! É disso que muita gente precisa. Embarcar em uma viagem sozinha ou sozinho é incrível e estimula muito o autoconhecimento. Quando quiser, conta mais pra gente sobre a sua experiência. Vamos adorar saber! 🙂